30 julho 2012

UFV delibera pela continuidade da greve

Aconteceu na tarde de hoje (30) no Auditório do Departamento de Economia Rural a  9ª Sessão da 119ª Assembleia Geral Extraordinária com a presença de mais de 130 docentes. A pauta inicial da AGE foi a avaliação da proposta feita pelo governo no ultimo dia 24 que, após explanações e debates foi rejeitada por unanimidade.

As deliberações da assembleia foram:
- Rejeitar a proposta do governo;
- Manter, intensificar e radicalizar a greve;
- Discutir e definir posicionamentos para subsidiar a atuação do Andes-SN na próxima reunião com o governo (1º de agosto) tomando como parâmetro os princípios de – 13 níveis na carreira, porcentagem fixa por titulação, steps constantes, relação regime 20/40/DE, carreira única, paridade entre ativos e aposentados.
 
- Encaminhou-se que seja discutido apenas reajustes para 2013, e que decisões para reajustes futuros sejam tomadas na temporalidade específica.
- Aprovar GT (Grupo de Trabalho) apenas para a pauta de melhores condições de trabalho com um limite para dezembro de 2012 e rejeitar para regulamentações da carreira docente.
- Encaminhou-se que seja remetido ao CNG a proposta de ser ajuizada uma ação contra o Proifes, uma vez que o Andes-Sn foi definido judicialmente como representante legal dos professores federais. Deliberou-se ainda que seja divulgada uma Nota de Esclarecimento à população de como o Proifes é subjugado ao governo e que o mesmo não representa os interesses dos docentes.
 
Fonte: ASPUV (30/07/2012).

25 julho 2012

Proposta do governo não agrada professores em greve

Os representantes das instituições federais de ensino continuam insatisfeitos com a oferta do governo, depois de mais uma rodada de negociação. A nova proposta de reajustes foi apresentada na última terça-feira e inclui reajustes que variam de 25% a 40% e a antecipação da vigência do plano de reestruturação de carreiras.
Segundo a presidente da Associação Nacional dos Docentes do Ensino Superior (Andes), Marinalva Oliveira, a oferta governamental não teve avanço. "É a mesma essência da proposta anterior, ou seja, não reestrutura a carreira", reclamou.
A nova proposta será levada às assembleias nos estados. O parecer da categoria deve ser apresentado até a próxima semana. "Vamos levar a proposta às nossas bases, realizar assembleias para que retornemos ao governo com um posicionamento", disse. Os representantes do Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (Sinasefe) também não concordaram com a nova oferta.

Já para o presidente da Federação de Sindicatos de Professores de Instituições Federais de Ensino Superior, Eduardo Rolim, a proposta do governo atendeu aos 15 itens solicitados pela entidade. "O governo atendeu integralmente à nossa pauta. É um avanço. Agora, vamos fazer análise e consultar os professores do país inteiro".
Os professores universitários estão em greve há 69 dias. Dados da Andes e do Sinasefe apontam que a paralisação atinge 57 das 59 universidades federais, além de 34 dos 38 institutos federais de educação tecnológica.

Fonte: Jornal do Brasil

16 julho 2012

Professores não aceitam acordo e greve nas federais continua sem previsão de fim


De acordo com Marinalva Oliveira, presidente da Andes (Associação Nacional dos Docentes do Ensino Superior), a proposta apresentada pelo secretário de Relações do Trabalho do Ministério do Planejamento, Sérgio Mendonça, não está de acordo com os objetivos da categoria.

No começo da reunião, não nos deram a proposta por escrito. Apenas nos passaram números referentes ao aumento, sem definir as metas do plano de carreira. No segundo momento da conversa, passaram a proposta e pediram uma resposta em até dois dias. Isso é inviável. Ainda vamos debater com o comando de greve e com as centrais sindicais.

Uma nova reunião será feita no dia 23, em Brasília, quando os docentes devem apresentar ao governo um parecer sobre a proposta. Até lá, a greve deve ser mantida nas mais de 90 instituições federais, que estão paradas desde o dia 17 de maio.

15 julho 2012

Fisiologia Cardiovascular Aplicada (Livro em PDF online)


Para aqueles que gostam da fisiologia cardiovascular, segue abaixo uma ótima sugestão de livro, disponível para acesso e download livre online.

Autor: Otoni Moreira Gomes
Sobre o autor: Coordenador e Orientador de Pós-Graduação Estrito Senso em Cardiologia e Cirurgia Cardiovascular (Parecer CFE-MEC 576/91); Diretor Científico da Fundação Cardiovascular São Francisco de Assis ServCor; Prof. Titular / Cirurgia Cardiovascular - Departamento de Cirurgia da FM. UFMG; Presidente do Dpto. de Cardiologia da Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular Presidente do Departamento de Pesquisas Experimentais da Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular (DEPEX - SBCCV); Presidente do Departamento de Fisiologia Cardiovascular e Cardiologia Experimental da Sociedade Brasileira de Cardiologia (DFCVR-CEX-SBC); Executive Director of the International Academy of Cardiovascular Sciences (South American Session.

Diaponível em< http://www.servcor.com/Livro_Fisiologia_Cardiovascular.pdf>. Acesso em 15 de julho de 2012.

13 julho 2012

Hidratação e a prática esportiva

FERNANDA HEITZMANN, SUÉLEN BORGUEZAN, DANIELE GOLANDA, MAYARA BERNARDO, MARCELA BELLO, MARCIA NACIF. Estado de hidratação de nadadores com deficiência intelectual de uma associação paradesportiva de São Paulo. Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte – 2011, 10(1):107-114.
Disponível em <http://www3.mackenzie.br/editora/index.php/remef/article/view/3636/2927>. Acesso em: 13 jul. 2012.

MORENO, ISADORA LESSA; PASTRE, CARLOS MARCELO; PAPOTI, MARCELO  E  VANDERLEI, LUIZ CARLOS MARQUES. Efeitos da reposição hidroeletrolítica sobre parâmetros cardiorrespiratórios em exercício e recuperação. Motriz: rev. educ. fis. [online]. 2012, vol.18, n.1, pp. 165-175. ISSN 1980-6574.
Disponível em <http://www.scielo.br/pdf/motriz/v18n1/v18n1a17.pdf >. Acesso em: 08 jul. 2012.

Estudo Dirigido: Fisiologia Básica do Sistema Urinário

1)   Faça um desenho do néfron mostrando e nomeando todos os seus constituintes tubulares.

2)   A respeito do componente vascular do néfron, mencione o circuito do sangue nos vasos associados ao néfron, começando pela artéria lobular e indo até a veia lobular.

3)   A respeito da formação da urina no néfron, mencione:

a.    Quais são os três processos que ocorrem para formação da urina?
b.    Qual a função de cada processo?
c.    Em qual (quais) segmento (s) ocorre cada processo?
d.   Para cada processo, dê um exemplo de substância que passa por esse processo
     e o local específico do néfron onde ocorre.

4)   Sobre a filtração glomerular, mencione:

a.    Quais as principais forças (pressões) envolvidas no processo de filtração glomerular?
b.    Quais as estruturas que o filtrado do plasma sanguíneo deve atravessar para chegar ao lúmen da cápsula glomerular?
c.    Qual a importância da célula mesangial no processo da filtração?
d.   O que é taxa de filtração glomerular (TFG) e quais os fatores interferem nesta taxa?
e.    O que acontece com a TFG quando a arteríola aferente sofre vasoconstrição?
f.     Que fatores podem ocasionar a vasoconstrição da arteríola aferente e em que circunstâncias seria interessante que isso acontecesse.
g.    Como o néfron realiza a auto-regulação da TFG para que ela seja mantida relativamente constante?

5)   Descreva como ocorre a reabsorção de sódio (Na+) e a reabsorção de glicose no túbulo contorcido proximal. O mecanismo de reabsorção destes solutos é passivo ou ativo? Explique.

6)   Explique a atuação da alça de Henle e dos vasos retos para reabsorção de água e sais.

7)   Sobre os hormônios que atuam no néfron, mencione:

a.    Quais hormônios atuam no néfron para regular a reabsorção de cálcio (Ca+2)? Em que parte do néfron eles atuam e qual o efeito provocado?
b.    Qual hormônio atua no néfron para regular a reabsorção de sódio (Na+)? Em que parte do néfron ele atua e qual o efeito provocado?
c.    Qual hormônio atua no néfron para regular a reabsorção de água? Em que parte do néfron ele atua e qual o efeito provocado?
d.   Em que circunstância seria interessante aumentar a reabsorção de sódio e água pelos rins?

08 julho 2012

Exercício físico e respostas endócrinas, respiratórias e cardiovasculares.

1. PACOBAHYBA, Nelson et al. Força muscular, níveis séricos de testosterona e de ureia em jogadores de futebol submetidos à periodização ondulatória. Rev Bras Med Esporte[online]. 2012, vol.18, n.2, pp. 130-133. ISSN 1517-8692. Disponível em < http://www.scielo.br/pdf/rbme/v18n2/14.pdf >. Acesso em: 08 jul. 2012.

2. CRUZ, Iara S. et al. Efeitos agudos do treinamento concorrente sobre os níveis séricos de leptina e cortisol em adultos jovens sobrepesados . Rev Bras Med Esporte [online]. 2012, vol.18, n.2, pp. 81-86. ISSN 1517-8692. Disponível em < http://www.scielo.br/pdf/rbme/v18n2/03.pdf >. Acesso em: 08 jul. 2012.

3. ALMEIDA, Luiz Alberto Bastos de et al. Gasto calórico dos diferentes domínios de atividade física como preditor da ausência de diabetes em adultos. Rev Bras Med Esporte [online]. 2012, vol.18, n.1, pp. 17-21. ISSN 1517-8692. Disponível em < http://www.scielo.br/pdf/rbme/v18n1/03.pdf >. Acesso em: 08 jul. 2012.

4. LOVATO, Natalia Serra; ANUNCIACAO, Paulo Gomes e  POLITO, Marcos Doederlein. Pressão arterial e variabilidade de frequência cardíaca após o exercício aeróbio e com pesos realizados na mesma sessão. Rev Bras Med Esporte [online]. 2012, vol.18, n.1, pp. 22-25. ISSN 1517-8692. Disponível em < http://www.scielo.br/pdf/rbme/v18n2/14.pdf >. Acesso em: 08 jul. 2012.

5. VOLTARELLI, Fabrício Azevedo; FETT, Carlos Alexandre; COELHO, Christianne de Faria  e  RAVAGNANI, Fabrício Cesar de Paula. [ARTIGO RETRATADO] Consumo máximo de oxigênio em atletas de futebol por meio de diferentes métodos. Rev Bras Med Esporte [online]. 2011, vol.17, n.6, pp. 385-388. ISSN 1517-8692. Disponível em < http://www.scielo.br/pdf/rbme/v17n6/v17n6a02.pdf >. Acesso em: 08 jul. 2012.

6. CARVALHO, Tales de; MARA, Lourenço Sampaio de  e  ULBRICH, Anderson. Reposição hormonal e exercício físico no tratamento da insuficiência cardíaca: revisão sistemática.Rev Bras Med Esporte [online]. 2011, vol.17, n.6, pp. 431-434. ISSN 1517-8692. Disponível em < http://www.scielo.br/pdf/rbme/v17n6/v17n6a13.pdf >. Acesso em: 08 jul. 2012.


Hipertrofia cardíaca e síntese de colágeno induzidos pelo uso de esteróides anabolizantes associado ao treinamento físico por natação em ratos: participação do sistema renina angiotensina aldosterona

O uso de esteróide anabolizante é cada vez maior por pessoas que praticam exercícios como forma de lazer, sem se importarem com os possíveis efeitos colaterais, o que vem se tornando um importante problema de saúde pública. Dentre os seus principais efeitos colaterais, destacamos a hipertrofia cardíaca, que parece ser ainda mais pronunciada quando associado ao treinamento físico, sendo esta relacionada a maior atividade da enzima conversora de angiotensina cardíaca. Tendo em vista esse cenário, o presente trabalho visa verificar a participação do sistema renina angiotensina aldosterona sobre a hipertrofia cardíaca e síntese de colágeno induzida pelo esteroide anabolizante, associado ao treinamento físico por natação em ratos, por meio do bloqueio de receptores AT1 com Losartan e dos receptores de mineralocorticóides com Espironolactona. Resultados mostram que a administração de esteróide anabolizante aumenta a ativação do sistema renina angiotensina aldosterona cardíaco, o qual está diretamente relacionado aos seus efeitos colaterais, visto que o bloqueio dos receptores AT1 ou dos RM inibiu esses efeitos. Sendo mostrado pela primeira vez, os efeitos do esteróide anabolizante sobre o aumento na expressão do gene da aldosterona sintase e da enzima 11-HSD2, sugerindo os efeitos dos esteróides anabolizantes sobre o aumento da síntese e atividade da aldosterona cardíaca


Leia o trabalho completo no endereço eletrônico abaixo: