26 junho 2012

Estudo Dirigido Sistema Respiratório II

1. Quando um indivíduo respira, ele inala os gases atmosféricos necessários para a fisiologia celular de todos os tecidos corporais. Descreva o trajeto que uma molécula de oxigênio (O2) percorre nas vias aéreas de condução e troca (respiração) desde a cavidade nasal até chegar ao capilar sanguíneo associado aos alvéolos pulmonares.
2. Quais as funções do sistema respiratório?
3. Quais são os principais músculos da expiração e da inspiração?
4. Cite as células que constituem os alvéolos pulmonares.
5. Qual célula é responsável pela produção do surfactante? Qual é a função do surfactante?
6. Descreva a estrutura de uma molécula de hemoglobina. Que elemento químico é essencial para a síntese de hemoglobina?
7. Quanto mais espessa for a barreira de difusão (ou parede alveolarcapilar) mais difícil será a difusão de O2 e CO2 do alvéolo até a hemoglobina presente nas hemácias. Faça o desenho esquemático da barreira de difusão identificado todos os seus constituintes.
8. Onde ocorre cada uma das fases de troca respiratória celular e externa (trocas I, II e III)?
9. Os gases se difundem a favor de seus gradientes de pressão parcial nos alvéolos e nas células. Faça um desenho esquemático identificando as quatro fases da hematose com suas respectivas pressões parciais de O2 e CO2.
10. Cite e comente os tipos de transporte de O2 e CO2 no sangue.
11. Comente sobre o efeito Bohr?
12. Como se dá o tamponamento de CO2 no sangue.

22 junho 2012

Greve dos professores federais ultrapassa um mês e não tem previsão de término

Em 18 de junho de 2012 a greve dos professores das universidades federais completou um mês ontem sem nenhuma perspectiva para o fim do movimento. O Ministério do Planejamento prometeu apresentar na próxima terça-feira uma proposta para o plano de carreira dos docentes. Contudo, o Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes) avalia que a greve não será encerrada, mesmo se a proposta for considerada boa.


“Esperamos que o governo pare de enrolar e apresente uma proposta concreta. Esperamos que haja algo objetivo para que, a partir daí, possamos iniciar um processo de negociação. O fim da greve sequer está na nossa pauta”, disse à Agência Brasil o primeiro-vice-presidente da Andes, Luiz Henrique Schuch.


Segundo ele, apesar dos transtornos causados pela greve, o movimento tem recebido apoio da sociedade. “Temos recebido uma resposta de acolhimento por parte da sociedade. Esse é um movimento vitorioso porque a sociedade não se engana mais com discursos vazios. A sociedade está percebendo que a pior crise do país é a da falta de políticas públicas para a educação”, argumentou Schuch.


Na última terça-feira, o governo federal chegou a pedir, sem sucesso, uma “trégua” de 20 dias aos professores federais para continuar as negociações. O secretário de Relações do Trabalho do Ministério do Planejamento, Sérgio Mendonça, disse que o governo se comprometeria a apresentar ao fim desse prazo uma proposta para solucionar o impasse em torno da reestruturação da carreira, principal reivindicação dos professores.


Além de não concordar com a “trégua”, os grevistas criticaram a postura do governo. “Estamos, desde o segundo semestre de 2010, esperando propostas concretas do governo para podermos conversar com a categoria e isso não aconteceu. Não deu para acreditar que o governo chegou falando em “trégua”. Foi uma coisa fora da realidade.”

A greve já atinge 55 instituições federais de ensino em todo o país. Também em busca da reestruturação de carreira, os servidores vinculados ao Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (Sinasefe) anunciaram greve geral a partir de hoje, entre docentes e técnicos. A paralisação deve atingir 40 mil servidores.

(Agência Brasil)

01 junho 2012

Vídeos Sobre Sistema Endócrino


Os vídeos indicados abaixo apresentam as principais características e funções das seguintes  glândulas e hormônios: tireóide, tiroxina, supra-renal, adrenalina, hipófise, pâncreas e insulina.

Noções básicas sobre desenvolvimento sexual, diabetes, sistema nervoso, testículos e ovários também são apresentadas nos vídeos.

São quatro pequenos vídeos que te auxiliarão no acompanhamento da disciplina.


Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=t-nA0ARc_mA

 Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=jtfQOs5MPb8

Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=Otv8cbPW0uU

Conheça os principais efeitos dos hormônios no corpo humano.

Fonte: youtube, disponível em 01/06/2012